quinta-feira, 31 de maio de 2012

Errei o alvo, mas ele continua lá!!!




Depois do incentivo da parceira Mulher na Polícia, resolvi fazer um apanhado sobre a prova da PF.

Bom, como todos já sabem, essa semana saiu o resultado da PF. Pra mim não foi dessa vez. Fiquei um tanto quanto decepcionado, apesar foram anos me preparando, mas no fundo conheço dos meus erros, das minhas falhas, e fazendo uma análise melhor entendi o motivo de não ter passado.
Mais de 2 anos de preparação, comprei livros, fiz cursinhos, ralei bastante, mas sei que poderia ter ralado mais ainda, não vou negar.

Sobre a prova, achei difícil, mais do que esperava, não só pela matéria em si mas da forma como foram cobrados os temas. Português estava chato com aqueles textos, esperava assuntos sobre segurança pública. A parte de informática também achei difícil, geralmente tenho facilidade, mas deixei até algumas em branco.
A parte de Administração também achei complicada, mas no topo estavam economia e contabilidade, li várias vezes as questões, arrisquei porque sabia que se não arriscasse poderia zerar. Não saí com o caderno de provas, então somente agora fiz minhas análises.

Me surpreendi com algumas matérias, como português, raciocínio lógico, economia, penal e constitucional,  fui muito bem, fiquei satisfeito com o resultado nessas matérias. Já em administração, administrativo, contabilidade e leis especiais me saí muito mal, principalmente contabilidade.

Fiz 58 pontos, se tivesse acertado mais 2 questões teria a redação corrigida.

Mas não adianta ficar se lamentando. O negócio é levantar e seguir em frente. Aprendi muita coisa com esse resultado, sei os erros que cometi, e talvez o pior deles foi o cansaço, não físico, nem mental de tanto estudar, mas cansaço dessa vida de concurseiro. Esse ano de 2012 desanimei justo na reta final, meu rendimento caiu e infelizmente afetou os estudos, pressão por não estar trabalhando, preocupação, medo de não passar, acho que tiraram minha concentração justo na hora que mais precisava.
MAS, nem tudo foi perdido nessa caminhada.

No dia da prova da PF, tinha outro concurso pra fazer, procurador municipal em uma cidade vizinha onde moro. Confesso que fiquei em dúvida no que fazer, mas não poderia deixar de fazer a PF depois de tanto tempo preparando.

Alguns podem achar que foi loucura, mas acho que foi mais coragem: resolvi fazer os 2, afinal um era na parte da manhã e o outro a tarde. Só que estou a 300km de BH, capital onde fiz a prova da PF. Disse a mim mesmo que conseguiria.
Fui lá, fiz a prova e peguei o carro e segui pra BH fazer a prova. Graças a Deus deu tudo certo na viagem, confesso que me arrisquei em alguns momentos, mas consegui chegar a tempo. Já morei em BH, então sabia certinho o local, mas se não fosse os treinos para o TAF...as redondezas todas lotadas e o carro ficou longe, então tive que dar uma corridinha de uns 10 minutos, acho que nunca corri desse jeito hehehehe.
Mas finalmente consegui, fui o último a entrar na sala, estava suado, sem almoço, mas apesar de tudo estava bem concentrado na prova.

Essa semana também saiu o resultado da prova que fiz de manhã: 1º lugar!
Valeu a pena.

Mais de 2 anos estudando, gastando com livros, com cursinhos, trabalhando pouco, abdicando das coisas, mas por outro lado fiz amigos nessa caminhada, adquiri conhecimento que ninguém me tira, perdi 20kg (ainda falta alguns hehehe), depois de quase 10 anos parei de fumar, (como diz minha nutricionista, minha saúde está como a de uma criança), amadureci muito com isso tudo.

Vejo que o saldo no final é positivo.

Mas ainda não acabou, espero começar a trabalhar e apesar de ter menos tempo, acho que corrigindo meus erros aproveitarei melhor. O alvo ainda está lá, só preciso melhorar a mira.

Vou continuar nessa luta, que só termina com a camiseta preta e letras douradas!!!

Agradeço à Deus, à minha família, meu amor Elisa e aos amigos pessoais e virtuais, e digo mais uma coisa: Tamu junto!!

Vamos com fé!!
Abração a todos.


14 comentários:

  1. Uau!!!!!

    Parabéns coxinha!!! 1° lugar? Tá demais hein!!!!

    Sucesso

    ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeuu parceiraaa!!!! brigadãooooooo
      bjoooo

      Excluir
  2. FUTURO FEDERAL, PARABÉNS POR SUA DEDICAÇÃO E RECOMPENSA COM UMA APROVAÇÃO.

    ESTOU ME PREPARANDO PARA INVESTIGADOR DA PC-SP

    GRANDE ABRAÇO E SUCESSO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Futuro Policial...engraçado, vejo o nome do seu blog e o meu iria se chamar isso, pois como vc meu sonho é ser policial, não importa em qual esfera. Tenho uma grande admiração pela federal.
      Muito obrigado...realmente não é fácil nossa caminhada, mas aos poucos vamos conseguindo e subindo um degrau de cada vez.
      Talvez faça pra investigador de SP também.
      valeuu!!
      abração

      Excluir
  3. cara, muito boa essa sua avaliação; sobretudo, por vc ter sido muito sincero consigo mesmo em reconhecer seus erros, além dos acertos. acho que isso é primordial pra um futuro sucesso junto à PF. no mais, parabéns pela vitória no outro concurso. prossiga batalhando que tudo tem sua hora. tamu junto! abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artorius...ainda precisamos beber nossa cachaça hein...heheheheh
      As vezes é bom fazer uma avaliação de tudo pra saber como estamos indo e vi que tenho muita coisa pra melhorar, mas que ao menos estou no caminho certo.
      brigadão meu caro, essa aprovação veio no momento certo. Preciso me reorganizar e mandar brasa pra PF mesmo, que é meu objetivo!!
      tamu junto parceiro!!
      abraçãoo

      Excluir
  4. Parabéns, Heldrick!

    Pelo texto e pelo desempenho. Sem dúvida o seu aprendizado e crescimento é o mais precioso, muito mais que a aprovação do CESPE.

    : )

    Descansa um pouco, respira... dá uma alongada. Quando fizer a empunhadura para o tiro, mantenha a "mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo".

    É assim mesmo. Vai puxando o gatilho devagarzinho. O melhor tiro nesse tipo de alvo de fogo central, é aquele que sai de surpresa. Naturalmente sua hora vai chegar.

    Beijo!
    : )

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. oo MP..mto obrigado...suas palavras sempre me fazem mto bem!!
    Eu realmente aprendi muito mais com isso tudo do que simples matérias de edital e isso pra mim tb é mais importante.

    É isso mesmo que quero fazer, dar uma respirada, concentrar e mirar o alvo pra dar um tiro certeiro da próxima vez!!

    Mais do que nunca meu coração está tranquilo!!

    mais uma vez muito obrigado...vc é sempre um grande incentivo pra todos nós!!!!

    inté
    bjaoooo

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, companheiro!
    Como disseram ai em cima, dá uma descansada, alonga, e volta a rolar. Seu alvo tá lá, o sonho continua, então não há outra forma de alcançá-lo, se não dando tudo de si.

    Um forte abraço, amigão.
    Conta comigo para o que precisar!

    Edu.

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente quero parabenizá-lo pela vitória, sigo seu blog e acompanhei suas dificuldades e fico muito feliz por vc! Continue firme!!

    msa obrigado meu amigo..sabemos o quão difícil é seguir nesse caminho, mas não desistirei até conseguir.

    nos vemos na PF!! heheheh
    abraçãoo

    ResponderExcluir
  8. Doutor Procurador!!!

    : )

    E aí?

    Tá conseguindo estudar???

    Casou?
    hehehe
    Dê notícias!

    BeijoQ

    ResponderExcluir
  9. olá...
    vi seu blog linkado no mulher na policia,
    estou acompanhando seus textos com lagrimas nos olhos, me formei a dois anos e estava exercendo a advocacia criminal, mas decidi parar tudo para realizar meu grande sonho, ser delegada civil ( há quem diga que é pouco demais, mas sim eu quero ser civil... nao e que nao acredite que possa passar na PF)preferencialmente da PCMG ( salarios baixos a parte, nao quero deixar meu estado.
    Fico vendo a sua luta e me lembrando como durante tanto tempo desisti de todos meus objetivos com palavras do tipo... vc está acima do peso fumante e sedentaria, qual chance de vir a ser delegada?? cansei de me boicotar serio... vamos a luta, sem desistir...
    Que Deus te abençoe na luta

    ResponderExcluir
  10. Meu caro... vc viveu o que vivo... sobrepeso, cigarro etc... quase morri de chorar quando lí seu texto...

    "Mais de 2 anos estudando, gastando com livros, com cursinhos, trabalhando pouco, abdicando das coisas, mas por outro lado fiz amigos nessa caminhada, adquiri conhecimento que ninguém me tira, perdi 20kg (ainda falta alguns hehehe), depois de quase 10 anos parei de fumar, (como diz minha nutricionista, minha saúde está como a de uma criança), amadureci muito com isso tudo."

    esse trecho me fez chorar... pois e assim que espero me sentir dentro de dois anos, sempre me entreguei, sempre desisti, so que nao! Dessa vez vai ser diferente... vou me dedicar ao concurso de delegado civil ( sim eu QUERO ser civil, por mais que todo mundo ache que so estudo pra PC pq nao acredito que possa ser PF eu amooooo a competencia estadual, ainda quero ser delegada da PCMG ja que nao quero deixar o estado, chame me de maluca se quiser rs )Estou comecando a estudar, ainda fumante e precisando secar, mas serio mesmo seu texto me animou... chega de decretar derrota na minha vida!
    Que a tua vitória esteja proxima!

    Natália

    ResponderExcluir
  11. Natália, fico muito feliz em poder ajudar de alguma maneira.

    Realmente essa luta que travamos não é fácil. Por mais que encontramos dificuldades nesse caminho, a maior delas é enfrentar a si mesmo, nossas maiores dificuldades estão presentes dentro de nós mesmos. Somos nossos maiores concorrentes.

    Também passei por esse dilema, pois meu objetivo sempre foi ser agente, e não delegado. Mas isso não importa a ninguém, só a nós mesmos, pois somos nós que estaremos no dia a dia da profissão e por isso temos que saber que NÓS queremos.

    Desejo muito sucesso a vc Natália...não desista do seu objetivo, saiba que o concurso é somente uma das batalhas, que a guerra mesmo vem no dia a dia.

    Seja persistente, não desista, lembre do seu objetivo, seja forte.

    Parar de fumar não é fácil, mas quando vc for policial, certamente terá que abdicar de coisas mais difíceis ainda.

    Quando estiver desanimada, cansada, passe nos blogs...isso me ajudou mto.

    Não desista!!!!

    inté

    ResponderExcluir